quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Indignações

Boa Noite!!!

Há tempos não posto assuntos sobre o Poema Residencial e eu havia assumido que ao menos o resultado do sorteio das vagas de garagem eu iria postar. Ocorre que, no dia da assembleia do sorteio eu passei à antiga administradora, a Lello, a quantidade de garagens em cada estacionamento, 1 e 2, e apresentei a sequencia da numeração em cada estacionamento, apontando a metade para cada torre 1 e 2. Porém ao serem considerados pela Lello esses números, não foi feita a divisão por proximidade de torres, mas sim metade para cada torre. Ao chegar em casa, na mesma noite do sorteio, notei isso e imediatamente contatei a Andrea, responsável da Lello pelo Poema Residencial, e disse que haveríamos de retificar esse sorteio e ela não quis aceitar, sendo que essa era a única solução. Pois bem, como eu já havia renunciado ao cargo de Síndico, a administradora tratou este tema diretamente com o  síndico substituto e o corpo diretivo restante.
Sendo assim, deixo aqui minha explicação do ocorrido.

Outra questão é sobre o pagamento da energia elétrica que parece que ficou um ou dois meses em atraso e a CPFL cortou a energia; pelo menos foi essa estória que me passaram. Ora, a PDG me apresentou todos os recibos de pagamento à CPFL e o processo de mudança da cobrança saindo da PDG e indo para o Condomínio estava bem claro e a Lello sabia qual mês seria de nossa responsabilidade e deu início ao processo de troca de responsabilidade. Até a minha saída isso estava claríssimo e não havia nenhum mês em aberto, nem da parte da PDG, nem da nossa parte.

Bem, passados os dias e os meses, eu não tive mais acesso ao site da Lello para pesquisar a situação financeira do Condomínio e nem da minha unidade, bem como aos documentos oficiais como às atas e nem aos boletos. Contatei a Lello e me disseram que iam resolver este caso para mim e até hoje aguardo uma solução. Sei que a Lello foi destituída como nossa administradora e que hoje há uma outra administradora indicada e que, pelo meu conhecimento de mercado, não tem a mesma estrutura da Lello para poder nos atender neste primeiro ano de implantação; depois, quem sabe....
Mais uma vez, reitero que a minha aceitação por ter continuado com a Lello, mesmo não concordando com a forma com que a PDG a apresentou ao Condomínio, foi com total imparcialidade, pesquisa de mercado e em órgãos públicos de crédito e fiscal. Entendo que a escolha de uma administradora deva ser de maneira puramente profissional e não levar para o lado pessoal.

Já houveram neste período duas outras assembleias, uma para eleger o novo síndico e, com um pequeno quórum que havia, conseguiram efetivar o conselheiro fiscal, Raul, que estava me substituindo até nova eleição. 
Não participei de nenhuma dessas últimas assembleias, mas me sinto confortável de expor minha opinião a respeito pois, afinal, ainda assim sou condômino até o momento.
A outra assembleia foi para apresentar a nova administradora e aprovar outros temas como remuneração do novo síndico e etc.

Com isso, recebi um boleto da Lello me cobrando condomínio atrasado sendo que eu já havia pago e recentemente recebi mais dois boletos, em cima do vencimento para pagar os meses de novembro, dezembro que venceu hoje e virá um logo para Janeiro; até aí tudo bem.
O que me intriga, e aí falarão que se eu tivesse participado das assembleias eu saberia do que se trata, é que nos últimos boletos veio uma cobrança de rateio do IPTU, que para mim a PDG disse que já estava pago para o ano 2015 e agora aparece uma cobrança de Fundo de Segurança em 24 parcelas.
Entendo que o Condomínio deva ter fechado contrato para instalação do sistema de segurança e para isso foi firmado o pagamento em 24 meses. Ok, se eu ao menos tivesse recebido as Atas das Assembleias ou ao menos tivesse acesso ao site das administradoras para consultar e isso não tenho. Liguei na nova administradora para saber sobre a minha senha de acesso que disseram que em breve estaria recebendo mas não consegui que me atendessem e nem recebi essa senha.
Espero que ao menos um site decente essa nova administradora possa nos proporcionar.

Uma outra indignação minha é que até hoje a PDG está dentro do Condomínio fazendo corretagem em um apartamento deles.
Eu havia solicitado que eles se retirassem do condomínio e que, se fossem ficar lá dentro, teria que ter aprovação da assembleia, mesmo eles apresentando que no pre-contrato tem uma cláusula que permite que eles continuem lá; na Convenção do Condomínio, e essa é a Carta Maior, diz que não se pode ter nenhum tipo de comércio em suas unidades; ou seja, isso fere diretamente a nossa Convenção.
Como se não bastasse, os corretores da PDG impedem que outros corretores de fora acessem o condomínio para venderem as unidades particulares que os proprietários estão pondo à venda, mesmo com a presença dos proprietários. Já foram perdidas dezenas de negociações particulares por conta disso e a PDG fica intacta negociando suas unidades que não foram vendidas.
Isso eu acho uma afronta aos nossos direitos tanto no âmbito da Convenção como pelo Código Civil.
Por isso, peço através  deste manifesto que o Corpo Diretivo desse Condomínio tome as devidas providências sobre este assunto.

É isso.









quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Sindicância Profissional

Possibilidade de Sindicância Profissional


Boa tarde!

Alguns moradores me procuraram perguntando se haveria a possibilidade de continuar como síndico do Poema Residencial pois querem buscar um Síndico Profissional de fora.

Minha renúncia da sindicância se dá principalmente pela não possibilidade de ser morador e haviam sinalizado que a maioria dos moradores quereriam que o Síndico fosse morador.

Bem, estou terminando um curso de Síndico Profissional e vou investir esforços nesta área; em caso da assembléia (a maioria dos condôminos) entenderem que eu poderia ser esse Síndico, coloco-me à disposição, pois já estou efetuando o trabalho de implantação deste condomínio e já conheço suas necessidades e funcionalidades.

Pediram para que eu colocasse um resumo de meu currículo aqui no blog para que conheçam melhor minha condição técnica; vou tentar apresentar minhas principais vivências profissionais.

- Aproximadamente 6 anos de experiência em Administradora de Condomínios Residenciais e Corporativos;
- Coach de Gestão para executivos;
- Consultor Financeiro Pessoal e Corporativo;
- Ministro treinamentos na área de Controladoria;
- Fui Gerente de Controladoria Financeira de grandes grupos como Rotoplas (México) e Grupo Alfa (Brasil) (2010/2015);
- Fui Gerente Financeiro da área de Facilities da Motorola Latino América (2008/2009);
- Fui especialista na controladoria da Consolidação e Legal Reporting da AmBev/InBev (2003/2008);
- Professor de Inglês e Espanhol;

Obrigado pela atenção!


terça-feira, 15 de setembro de 2015

ALERTA!!! Problemas nas Reformas!!!! URGENTE!!!


ALERTA!!! Problemas nas Reformas!!!! URGENTE!!!

Bom dia!

Recebi o comunicado da PDG conforme segue:

"Muitos apartamentos estão removendo o contrapiso das áreas frias (cozinha e banheiro) e estão danificando a camada impermeabilizante durante esse processo. Depois disso, estão recompondo contrapiso e pisos cerâmicos sem refazer a impermeabilização. Futuramente, a umidade dessas áreas acabarão acometendo as unidades de baixo, um vez que a água não terá nenhum obstáculo para contê-la.

Lembrando que, assim que as unidades afetadas acionarem a assistência técnica, será constatada a reforma feita de forma errada e por isso, não terá obrigação de refazer o serviço, pois esses tipo de modificação faz com que a unidade perca a garantia."

Portanto, TODOS os que trocaram os pisos da cozinha e banheiro E NÃO COLOCARAM A CAMADA IMPERMEABILIZANTE devem refazê-los para que não causem vazamentos para as unidades dos andares inferiores.
QUE FIQUEM CIENTES QUE , UMA VEZ NÃO ATENDENDO AO CHAMADO DA PDG, CONFORME ORIENTAÇÕES NO MANUAL DO PROPRIETÁRIO, PERDERÃO A GARANTIA DA CONSTRUTORA, TENDO QUE ARCAR POR CONTA DANOS EVENTUALMENTE CAUSADOS ÀS OUTRAS UNIDADES.

Att.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Renúncia da Sindicância

Renúncia à Sindicância do Condomínio Poema Residencial


É com pesar que informo a minha renúncia da Sindicância do Condomínio Poema Residencial a partir de hoje.
Infelizmente, por motivos particulares de força maior, não terei condições de continuar como síndico deste Grande Empreendimento. É uma pena, lamento, mas não conseguirei continuar.

Agradeço sinceramente às pessoas que a mim confiaram esta função e acreditaram na seriedade e profissionalismo do meu trabalho desde a minha eleição com 85% dos votos da assembléia.
MUITO OBRIGADO e desculpem por eu não poder cumprir até o final.
Não quero parecer emotivo, mesmo porque não convém na ocasião mas, podem ter certeza que trabalhei o melhor até o momento e SEMPRE pensando no bem comum e na melhor maneira de agregar valor aos nossos investimentos, nunca no individual.
Creio que neste rápido tempo pude demonstrar que para se administrar este Condomínio, e qualquer outro, tem que ter respeito pelo bem comum, honestidade, dignidade e transparência em tudo que se faz e é esse mesmo empenho que deve vir de quem possa me substituir.

Pela convenção, o subsíndico mais velho eleito na primeira Assembléia é quem assume então o meu posto ATÉ A ELEIÇÃO DE NOVO SÍNDICO, que neste caso é o Sr. Wagner.
Me coloco à inteira disposição nesta transição.

Me permitam então tecer alguns comentários a parte, aproveitando este ensejo. São sensações minhas que espero que sirvam para o amadurecimento do próprio Condomínio. Mais uma vez repito; não tem nenhum caráter emocional.
Aos que me criticaram negativamente, sem ao menos apresentarem soluções eficazes e decentes, vocês devem buscar a Deus antes de tudo e se aprofundar sobre as coisas antes de falarem errado sobre o que não conhecem e alguns devem crescer antes para saberem tratar de assuntos de adulto. É preciso unir forças para o bem comum e não somente pensar individual.
Sei que alguns comentaram que conseguiram enganar o zelador e o síndico fazendo coisas sem nossa permissão, mas a estes quero que saibam que sabemos quem são e que enganam a si próprios. O não cumprimento das Normas Condominiais implicam em advertências, multas e outras consequências maiores.

Parabéns a todos pela aquisição de seus sonhos e investimentos!!!
Que Deus esteja com vocês.
Obrigado.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Utilidade Pública

Manutenção nas Caixas D'água

Desde o dia de ontem a equipe técnica da PDG, através de seu fornecedor de manutenção e limpeza em caixas d'água está efetuando manutenção e limpeza em todas as caixas das 4 torres do Condomínio. Essa manutenção é extremamente necessária para que não haja contaminação das águas e haja condições de moradia.
Desde a semana passada a PDG está agendando esta manutenção com o fornecedor e por isso tiveram que esvaziar as caixas para efetuarem as limpezas, porém o fornecedor não compareceu na data prevista e estão efetuando as manutenções nas data de hoje e amanhã.
Eu havia acordado com a engenharia da PDG que não poderia ficar nenhum morador sem acesso à água e, segundo eles, as torres 3 e 4 ficaram com uma caixa d'água disponível desde sábado passado, porém esta informação não está de acordo com alguns relatos dos moradores.
Segundo a PDG, na data de hoje, as caixas das torres 1 e 2 estarão limpas e disponibilizadas pois o fornecedor está efetuando estas manutenções; possivelmente amanhã irão mexer nas caixas das torres 3 e 4.
Pedimos entendimento dos moradores que este serviço é para benefício de nós mesmos e que, ainda que tenha faltado água em determinado período, deveremos ter nossa água fluindo normalmente e 100% nas caixas d'água a partir deste sábado.
Outrossim, nas áreas úteis do Condomínio não há falta de água e, para alguma necessidade, todos podem se utilizar desta água comum, mesmo os pedreiros que estão efetuando as reformas nas unidades.
Alguns pedreiros não estão efetuando seus trabalhos dizendo que há alta de água e com isso vão embora, fazendo com que as obra se atrasem. Porém, alguns pedreiros buscam obter água nas torres que não apresentam falta da mesma ou até água das torneiras das áreas abertas do condomínio para poderem continuar e terminar suas tarefas. OU SEJA, É TUDO UMA QUESTÃO DE BOM SENSO DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS pois, quem precisa do trabalho, busca suas alternativas, como alguns estão buscando.

Obrigado.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CNPJ DO CONDOMÍNIO POEMA RESIDENCIAL

CNPJ DO CONDOMÍNIO POEMA RESIDENCIAL

Tenho orgulho e satisfação de informar a ótima notícia da criação do nosso CNPJ:

CNPJ: 23.209.336/0001-64

Esse CNPJ é de uso EXCLUSIVO e RESTRITO do Condomínio Poema Residencial, podendo ser usado para negociações e representação apenas pelo Síndico e/ou seus representados através de procuração e/ou indicação.
*** QUALQUER USO INDEVIDO DESTE CNPJ SOFRERÁ SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E LEGAIS CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE NA ÉPOCA EM QUE OCORRER.*** 

Com isso ficamos mais confortáveis nas relações comerciais com terceiros.
Com isso, nossa responsabilidade com as questões legais aumentam o que nos faz ficar mais atentos aos cuidados que devemos ter em todos os âmbitos condominiais como proprietários, moradores e condôminos.

Obrigado!!

Alvará de Reforma na Prefeitura

Necessidade de alvará da prefeitura - pequenas reformas


Pessoal, boa tarde!
Tive conhecimento nesta semana da necessidade de obter, além dos laudos técnicos e ARTs, pelo proprietário da unidade, o alvará de pequenas reformas. Esse documento deve ser solicitado pelo técnico responsável pela obra; porém, segundo a matéria que exponho abaixo (não vou abrir página à parte devido a importância do tema).

Essa necessidade ficou ainda mais exigida a partir da NR 12.680 de 04/2014 que trata das ARTs para reformas.

Peço que todos leiam atentamente à entrevista dada pelo secretário de Urbanismo da Prefeitura de Campinas, Sr. Luis Yabiku.
Por favor, repassem esta informação.

Urbanismo determina regularização de reformas em prédios


01/02/2012 - 10:57
Chiquino Junior 

A Secretaria de Urbanismo determinou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, que proprietários de imóveis em prédios, comerciais ou residenciais, acima de três andares, regularizem no Departamento de Uso e Ocupação do Solo (DUOS) as reformas que estiverem em andamento. A orientação do secretário de Urbanismo, Luís Yabiku, é que os síndicos fiquem atentos às intervenções feitas nas unidades e ajudem a informar os proprietários.

Em 30 dias, o DUOS vai intensificar a fiscalização em imóveis desse tipo em busca dos alvarás que permitem a reforma. Caso o proprietário não possua permissão para a obra, poderá sofrer embargo, multa ou até interdição. Atualmente, a fiscalização tem agido apenas por meio de denúncias. “Os síndicos devem alertar os condôminos sobre a determinação. Essa é uma preocupação que temos para evitar casos até de desabamento, como o ocorreu no Rio de Janeiro”, Yabiku.

Durante todo o ano passado, a Secretaria de Urbanismo concedeu 320 alvarás para pequenas reformas e demolições. Esse tipo de documento indica que as alterações nos imóveis foram projetadas por engenheiros e minimizam os riscos de as intervenções comprometerem a estrutura da construção. Além disso, esses profissionais podem ser responsabilizados e acionados em caso de danos.

Na avaliação do engenheiro do DUOS, Marcelo Gialluca, a quantidade de reformas e ampliações autorizadas pela Secretaria é muito baixa em relação às obras em andamento na cidade. “Os proprietários evitam pagar um profissional para projetar a reforma ou não fazem ideia do risco que existe ao fazer uma reforma sem acompanhamento técnico”, disse.

Um levantamento atesta a preocupação. Em 2011, foram requisitados à Secretaria 77 pedidos de alvará de reforma e concedidos 59. Já em relação aos pedidos de demolição, foram 391, com 254 deferimentos. As demolições parciais somaram sete alvarás concedidos. As demolições são importantes, pois uma estrutura derrubada sem técnica pode comprometer imóveis vizinhos.

As pequenas reformas, ou seja, pintura, troca de piso ou azulejo e reboco, não precisam do acompanhamento de um profissional qualificado, mas devem ser informadas pelo telefone 156. “Isso gera um protocolo para nosso acompanhamento”, explicou o diretor do DUOS, Clóvis Martini.

Estrutura

A preocupação dos técnicos da Secretaria é com as intervenções que possam comprometer a estrutura do imóvel. Em apartamentos e salas comerciais, por exemplo, são reformas que tenham relação com paredes, vigas e pilares. Casos como a abertura numa parede para fazer uma cozinha tipo americana pode envolver a estrutura. Nesse caso, são necessários cálculos feitos com base nas plantas estrutural, hidráulica e elétrica. Os valores para requisitar um alvará, e retirá-lo em caso de aprovação, variam entre R$ 160,93 e R$ 178,76.

Documentação

Os documentos necessários para solicitar o alvará de reforma sem acréscimo são:

1- Requerimento padrão, obtido no site da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br;

2- Esboço das modificações internas com o memorial descritivo e, se for modificação estrutural, o memorial de cálculo da intervenção;

3- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo engenheiro responsável pelo acompanhamento da reforma;

4- Cópia da folha do carnê do IPTU que contém os dados cadastrais do imóvel;

5- Documento de Informação Cadastral (DIC), preenchido através do site da Secretaria Municipal de Finanças (http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/issqn/formulariosDIC.php);

6- Documentos pessoais do proprietário e do responsável técnico da reforma.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Primeira Assembléia Extraordinária

Primeira Assembléia Extraordinária

Boa noite!!!

Nossa primeira Assembléia Extraordinária está prevista para meados de setembro e irá abordar itens importantes a todos nós.
A participação de todos é importantíssima para que tenhamos um quórum coerente com o tamanho e importância do nosso Condomínio e para que as votações sejam consistentes e reflitam realmente a maior parte dos condôminos.
Uma das pautas é o sorteio das garagens e reforma da nossa Convenção mudando de 1 para 2 anos a necessidade de re-sorteio e para isso precisamos de um quórum de 2/3 da assembléia.

Conto com a presença e a colaboração de todos vocês!!

Obrigado.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Laudos de Reformas e ARTs

Laudos de Reformas e ARTs

Boa noite!

Por favor, visitem a página abaixo, pois contém informações úteis para todos de assunto de interesse.

http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/blog-page_25.html

Obrigado!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Utilidade Pública - Acesso de animais e mudanças em feriado

Acesso de animais e mudanças em feriado


Os condôminos tem nos procurado para saber sobre dois assuntos que entendo serem de suma importância para organizarmos agendas e mantermos ordem no condomínio. Colocarei os temas em forma de perguntas e respostas.


  1. Será permitido manter animais domésticos nas unidades autônomas?
  • Pela nossa CONVENÇÃO, NÃO É PERMITIDO O ACESSO DE QUAISQUER ANIMAIS NO CONDOMÍNIO e essa regra pesa sobre o Regimento Interno. Porém, o corpo diretivo irá estudar a possibilidade de inclusão da possibilidade de manter animais domésticos nas unidades autônomas desde que sigam algumas condições como:
    • Tem que ser animais de pequeno porte somente;
    • Os incômodos provocados pelos animais aos moradores será de inteira responsabilidade do condômino dono do animal;
    • Não será permitida a circulação desses animais nas áreas comuns do Condomínio, MESMO UTILIZANDO COLEIRA-GUIA;
    • Não será permitido o acesso aos elevadores com esses animais caso houverem outras pessoas e principalmente criança nesses elevadores;
    • Somente se usarão os elevadores de serviço para o transporte dos animais, ficando proibido o transporte nos elevadores sociais;
    • O cumprimento das Normas Sanitárias será de inteira responsabilidade do proprietário do animal;
    • Animais silvestres NÃO SERÃO PERMITIDOS;
    • Animais de médio porte violentos e de grande porte NÃO SERÃO PERMITIDOS;
    • e outros.
  • Vejam que isso é uma sugestão que poderá ser estudada e aprovada por 3/4 da assembléia, portanto o que está valendo é o constante na Convenção, ou seja, NÃO ESTÁ PERMITIDA A ENTRADA DE NENHUM ANIMAL.
2. Poderemos efetuar mudanças em feriados?
  • NÃO, de acordo com nosso Regimento Interno, mudança total ou parcial de móveis, eletrodomésticos e outros de grande volume não será permitida nos feriados oficiais Federais, Estaduais ou Municipais.  
  • Pequenos eletrônicos ou eletro domésticos podem ser transportados normalmente pelo condômino, desde que não atrapalhe o sossego dos outros condôminos e utilize sempre os elevadores de serviço.
  • Barulhos como de marteladas, ferramentas elétricas, apregoamento etc. não é permitido após as 18:00 hs pela semana, aos sábados à tarde, aosdomingos e feriados.


Obrigado.






Boa noite!!

Por favor, verifiquem o link do diário do síndico e o link abaixo pois temos informações importantes para o conhecimento de todos.

http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/1-vistoria-finalizacao-e-liberacao-boa.html

Obrigado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Bom dia!!!

Atendendo a sugestões dos condôminos, criei uma página onde vocês poderão acessar os formulários necessários para acesso ao Condomínio com orientações para o uso de cada um.
Posteriormente à ocupação do Condomínio, disponibilizarei os formulários restantes.
Para obtê-los, por favor, acessem o link:
http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/formularios-necessarios-para-acesso-ao.html

Obrigado e boa semana!

domingo, 16 de agosto de 2015

Necessidade do Projeto de Reforma e ART assinado por um Engenheiro

Necessidade do Projeto de Reforma e ART assinado por um Engenheiro

Seguem abaixo importantes esclarecimentos sobre quais itens de reforma poderão ser dispensados da apresentação do Projeto e entrega das ARTs assinadas por Engenheiros e outros procedimentos:

- Para cada reforma que o condômino for fazer dentro de sua unidade; deverá o mesmo informar ao Condomínio, entregando ao zelador, o formulário de Aviso de Reforma devidamente preenchido com os dados da data de início e término da reforma, bem como os horários de início e término, RESPEITANDO OS HORÁRIOS LIMITES COLOCADOS PELO CONDOMÍNIO, o qual será analisado pelo síndico para a sua liberação (o síndico poderá usar de profissionais técnicos para auxiliá-lo);
- Somente os prestadores de serviço e terceiros indicados neste formulário terão acesso às suas unidades para efetuarem as reformas. Os controladores de acesso não podem permitir a entrada de outros não autorizados;

- Os seguintes itens já necessitam da apresentação do Projeto de Reforma, a ART assinada e validação do síndico. Podem existir outros itens estruturais que não constam abaixo mas que será necessário este trâmite:

  • Colocação de pisos cerâmicos e de porcelanato nos quartos, sala e corredor com aplicação de contrapisos e/ou argamassas;
  • Colocação de laminados, caso seja antecedido de colocação de contra-pisos o que acarretará em sobrecarga da laje;
  • Colocação de azulejos nas paredes;
  • Colocação de divisórias de vidro ou acrílica entre a cozinha e área de serviço caso seja feito serviço de alvenaria;
  • Colocação de sanca no teto;
  • Colocação de box no banheiro (com aplicação de massa ou serviços de alvenaria);
  • Quebra da parede da cozinha para fazer cozinha americana;
  • Erguer qualquer tipo de alvenaria, principalmente alvenaria para instalação de armários embutidos nos quartos;
  • Troca de posicionamento das tomadas nas paredes (com necessidade de cortar a parede e tubulações);
  • Adaptação para saída de água das máquinas de lavar roupas e louças (este item vai depender também da permissão pelo projeto de construção da PDG pois as instalações hidráulicas e elétricas SÃO ITENS DE GARANTIA DE CONSTRUÇÃO). CASO HAJA VIOLAÇÃO NÃO AUTORIZADA DESTES ITENS, O CONDÔMINO RESPONSÁVEL PERDERÁ SUA GARANTIA;
NÃO HÁ CONDIÇÕES DE ABERTURA OU RETIRADA DE NENHUMA PAREDE ESTRUTURAL, SOMENTE AQUELA PERMITIDA PELA CONSTRUTORA;

- Não poderemos instalar lâmpadas e arandelas nas sacadas, pois não há estrutura para isso. Este é um item que poderá ser discutido futuramente em assembléia;
- Os materiais e ferramentais não poderão ser guardados nas sacadas pois a mesma tem pouco suporte a peso;
- Itens que pesam devem ser guardados dentro das unidades respeitando uma distribuição de pesos, não se deve concentrar pesos no apartamento (pisos e azulejos sã os ietens que normalmente pesam mais);
- NÃO ESTÁ PERMITIDO A NENHUM TERCEIRO OU CONDÔMINO O USO DE ENERGIA ELÉTRICA DAS ÁREAS COMUNS PARA EFETUAREM SUA REFORMA, cada condômino deve solicitar de imediato à CPFL que efetue a ligação do seu relógio registrador de consumo de energia e faça a ligação do fornecimento à sua unidade;

- Os seguintes itens já NÃO NECESSITAM da apresentação do Projeto de Reforma, a ART assinada e validação do síndico. Podem existir outros itens estruturais que não constam abaixo mas que também é de livre escolha do condômino:
  • Troca de torneiras;
  • Troca de espelhos de tomadas;
  • Colocação de lustres e arandelas dentro da unidade;
  • Colocação de divisórias de vidro ou acrílica entre a cozinha e área de serviço desde que não feita em alvenaria;
  • Colocação de simples gola de gesso nos cantos dos tetos (caso haja um projeto que exige mais peso ou material, será considerado como Sanca e aí necessitará da documentação);
  • Troca da pia da cozinha;
  • Colocação de armários na cozinha e banheiros;
  • Colocação de armários nos quartos (desde que não sejam de alvenaria);
  • Pintura das paredes internas, portas e janelas internamente;
  • Troca das louças do banheiro e cozinha;
  • Para as trocas de piso, desde que não utilizadas ferramentas pesadas ou industriais para furar, rasgar ou triturar o piso e não haja alteração na condição mecânica e de carregamento/peso final, não é exigido;
  • Colocação de ferrolhos internos nas portas (desde que não afete a parte externa);
  • Troca das soleiras das portas internas (NÃO PODERÃO TROCAR A SOLEIRA DA PORTA DE ENTRADA POIS FAZ PARTE DA FACHADA DO CORREDOR);
Peço que acessem a página de perguntas e respostas sobre as ARTs e RRTs (documento de responsabilidade dos engenheiros e arquitetos) para que possam sanar eventuais dúvidas ou tomar maiores esclarecimentos sobre a necessidade destes documentos.

O link é: http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/blog-page.html

Obrigado!

Boa noite!

Para um melhor entendimento dos condôminos e para que possamos assumir um Condomínio seguro e agradável a todos os moradores, seguem abaixo alguns esclarecimentos sobre as possibilidades de reformas no Condomínio Residencial Poema, tomando em conta a nossa MINUTA DO REGIMENTO INTERNO e a nossa CONVENÇÃO no que tange aos itens comuns:

- Itens de FACHADA e ÁREA COMUM não poderão sofrer alterações; isso abrange as portas de entrada das unidades em seu lado externo, as portas de acesso à sacada, as janelas e as paredes externas.
Sendo assim, caso os condôminos queiram instalar olho de gato e chave tetra nas portas não poderão fazer neste primeiro momento e também NÃO PODEM SER TROCADAS, assim como as maçanetas também não podem; somente com a pauta em assembléia e aprovação da maioria presente;
- Também NÃO É PERMITIDA A TROCA DA SOLEIRA DA PORTA DE ENTRADA DO APARTAMENTO POIS A MESMA FAZ PARTE DA FACHADA DA ÁREA COMUM NOS CORREDORES;
- Colocação de ferrolhos internos ou outros acessórios, DESDE QUE NÃO ALTEREM A ESTRUTURA EXTERNA DAS PORTAS, é de livre escolha do condômino.
- As unidades não tem preparo para instalação de ar condicionados embutidos nas paredes em nenhuma das dependências, sendo assim, o edifício não dispõe dessa estrutura;
- As portas de acesso à sacada não podem ser alteradas em sua estrutura NEM COR, pois compõem itens da fachada do Condomínio e suas alterações comprometem a área comum a todos no que tange à fachada do Residencial;
- As redes de proteção nas sacadas serão permitidas apenas depois de aprovado o padrão que poderá ser usado por todos (dimensão das malhas, material e cor);
- O fechamento das sacadas através de vidros também dependerão de aprovação em assembléia (espessura, cor e tipo de fechamento) pois a colocação indevida e sem aprovação compromete a Segurança das Sacadas e a fachada do Residencial. Já estamos considerando como pauta para a próxima assembléia.
Ou seja, NÃO ESTÁ PERMITIDO NESTE PRIMEIRO MOMENTO, SOMENTE APÓS APROVADO EM ASSEMBLÉIA, A COLOCAÇÃO DE VIDROS NAS SACADAS.

PARA CADA ITEM DOS EXEMPLOS ACIMA, BEM COMO PARA OUTROS QUE IMPLIQUEM DIREITOS COMUNS, DEVERÃO COMPOR PAUTAS DE ASSEMBLEIAS E SEREM DEVIDAMENTE APROVADOS.

- O Zelador, seus assistentes, o Síndico e Subsíndicos tem o dever de monitorar as unidades que estiverem em reforma para garantir o cumprimento destas orientações;
- É dever do Condomínio e responsabilidade Civil (está no código civil) através do Síndico e seus representantes cuidar para que as normas sejam respeitadas e pedir aos responsáveis pelas reformas que regularizem suas obras respeitando o bem comum. Por isso, o condômino que não atender às questões condominiais poderá sofrer sanções e/ou ser impedido de seguir com as obras.

Certo de sua compreensão e apoio, agradeço.




sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Boa Noite!!

Por favor, acessem a página: http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/procedimentos-para-acesso-ao-condominio.html e o diário do síndico.
Temos informações importantes lá.

Boas notícias, temos o Seguro Condominial a partir de hoje e já fechamos a compra dos kits de instalação do condomínio (enxoval).

Bom final de semana a todos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Olá, boa tarde!

Por favor, consultarem a página: http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/boa-tarde-todos-hoje-pela-manha-e-tarde.html
tenho informações importantíssimas para todos sobre a realização da 1ª vistoria do Condomínio!
Obrigado.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Boa noite!!

Por favor, consultarem a página abaixo para entender quais foram as ressalvas que deixei na 1ª vistoria do Condomínio Residencial Poema.

http://sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/ressalvas-encontradas-na-1-vistoria-do.html

Esta vistoria ainda não está finalizada pois ainda há pendências pela PDG referentes a itens de segurança que ainda não estão prontos.
Neste final de semana houve um incidente relativo a um vazamento de alta pressão de água em uma unidade de apartamento na torre 2.
A equipe de engenheiros ficou de me contatar nesta semana para possibilitar a finalização da vistoria para a entrega do Condomínio.

Obrigado.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Boa noite!!!

Criei uma página para apresentar importantes atuações do síndico e/ou corpo diretivo em prol do Condomínio Residencial Poema.

Sugiro que acessem a essa página com certa frequência para ver as anotações diárias.

O endereço é: sindicanciaresidencialpoema.blogspot.com.br/p/diario-do-sindico.html

Att.

Renaldo Ronnie da Silva

Introdução ao Blog e agradecimento

Boa tarde!

Primeiramente devo agradecer  a todos os condôminos do Condomínio Residencial Poema em Campinas por me eleger seu Síndico com 85% dos votos entre três candidatos na quinta-feira passada, dia 30/07/2015 quando da criação desse NOVO e GRANDE Condomínio.

O trabalho é desafiador e portanto precisarei da colaboração de todos da equipe diretiva do Condomínio e principalmente dos moradores no que tange à contribuição que cada um pode dar para que possamos ter um condomínio sólido, saudável, com liquidez e um convívio harmonioso entre todos.

É com muito orgulho que crio este blog com o intuito de ter um Portal da Transparência onde, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, e de acordo com a importância da informação, estarei postando atualizações sobre o andamento dos eventos que por ventura o síndico, no caso eu, Renaldo Ronnie da Silva, estará atuando.

ESTA FONTE DE INFORMAÇÃO NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA ATENDIMENTO A CONDOMINOS, MORADORES OU CORPO DIRETIVO, mas tão somente prover de informações. Isto significa que EU NÃO RESPONDEREI QUALQUER COMENTÁRIO OU QUESTIONAMENTO ATRAVÉS DESTE BLOG; para isto haverão os acessos oficiais dentro do próprio condomínio os quais cito:

1 - PARA CADA TORRE DEVERÁ TER UM SUBSÍNDICO QUE ESTARÁ DISPONÍVEL PARA RECEBER ARGUMENTOS E SUGESTÕES DOS MORADORES (a torre 3 ainda não tem subsíndico e por isso solicitamos voluntários);
2 - HAVERÁ UM ZELADOR PARA O CONDOMÍNIO, O QUAL DEVERÁ RECEBER ARGUMENTOS E SUGESTÃO DE TODOS OS MORADORES E CONDÔMINOS AS QUAIS FICARÃO REGISTRADAS EM UM LIVRO DE OCORRÊNCIAS;
3- HAVERÁ UM CANAL DIRETO DOS CONDÔMINOS, MORADORES E CORPO DIRETIVO COM A ADMINISTRADORA A QUAL SE INCUMBIRÁ TAMBÉM DE REGISTRAR AS OCORRÊNCIAS, TOMAR AS MEDIDAS CABÍVEIS À ELA E DAR CIÊNCIA AO SÍNDICO, BEM COMO SOLICITAR DEVIDAS APROVAÇÕES DO MESMO.
3- PARA CASOS GRAVES OU MAIS IMPORTANTES, O SÍNDICO DEVERÁ SER CONTATADO, RESPEITANDO A AGENDA CONFORME ESPECIFICADA NO ITEM SEGUINTE, PARA PODER TOMAR DECISÕES CABÍVEIS QUE PODEM SER OU NÃO EM CONJUNTO COM O CORPO DIRETIVO (subsíndicos e conselho) E/OU COM OS MORADORES E CONDÔMINOS;
4 - O SÍNDICO DISPONIBILIZARÁ AGENDA SEMANAL E/OU MENSAL PARA REUNIÕES COM A ADMINISTRADORA, OS SUBSÍNDICOS, O ZELADOR E O CONSELHO.

É necessário também que vocês entendam a função e responsabilidades de um síndico:

Segundo o Artigo 1.348 do nosso código Civil:

.............
Art. 1.348. Compete ao síndico:
I - convocar a assembleia dos condôminos;
II - representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
III - dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;
V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
VI - elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
VIII - prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;
IX - realizar o seguro da edificação.
.......
Portanto, o Síndico não é funcionário do Condomínio para serviços operacionais, mas sim é um PRESTADOR DE SERVIÇOS responsável por fazer toda a máquina funcionar através de sua gestão diretiva.

Agradeço mais uma vez a confiança e espero que TODOS sejam ponderados e empáticos na solução de eventuais demandas que possam ocorrer, colaborando mutuamente, propondo e executando soluções em conjunto.

Obrigado.